home

Colégio Loyola sedia o encontro de diretores acadêmicos e coordenadores de Formação Cristã e Pastoral

Entre os dias 14 e 16 de maio, diretores acadêmicos e coordenadores de Formação Cristã e Pastoral das 17 unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) estiveram reunidos no Colégio Loyola, em Belo Horizonte (MG), para discutir e aprofundar projetos estratégicos. Os diretores acadêmicos discutiram e aprofundaram as principais entregas e projetos em curso, refletiram sobre os impactos da inteligência artificial na educação atual e direcionaram aspectos da inovação pedagógica na RJE. “O encontro de homólogos académicos foi uma oportunidade de aprofundar na perspectiva da formação integral dos nossos estudantes e da inovação pedagógica nas nossas escolas e colégios. A reunião teve grande importância porque nos fortaleceu como corpo e nos inspirou, por meio de partilhas e vivências valiosas, a continuar na missão educativa de formar homens e mulheres para os demais”, destacou Caroline Lourenço de Almeida Ribeiro, coordenadora do Ensino Médio da ETE FMC, de Santa Rita do Sapucaí (MG).

Os coordenadores da Formação Cristã e Pastoral discutiram os princípios fundamentais da Companhia de Jesus para a Formação Cristã e Pastoral e comunicaram temáticas vinculadas à Rede. Os grupos foram apresentados ao documento Inovação Pedagógica: contexto e proposta da Rede Jesuíta de Educação Básica, que servirá de subsídio para as discussões do II Congresso da RJE, que acontece no mês de agosto no Rio de Janeiro (RJ). “Foi uma honra o Colégio ser escolhido para esta reunião, que é tão importante para a gente. A Rede quer criar práticas, trocar ideias de cases de sucesso que nos ajudem a fazer mais e melhor a nossa missão e em cada unidade espalhada pelo Brasil, sempre respeitando o contexto e as características de cada localidade. Foi muito bom, neste findar dos 80 anos do Loyola, recebermos os nossos colegas diretores acadêmicos e os coordenadores de Formação Cristã. Esse encontro foi uma espécie de ensaio geral para o II Congresso da RJE, e tratamos de temas ligados à inovação. Não dá para se falar em escolas de Companhia de Jesus sem inovação; a inovação é da nossa tradição”, analisou Carlos Freitas, diretor acadêmico do Colégio Loyola.

“Nas últimas semanas, as equipes diretivas da Rede Jesuíta de Educação estiveram reunidas por grupos de homólogos nos colégios de Florianópolis (SC) e de Belo Horizonte (MG), tendo em vista um encontro formativo, mas também projetivo, sobre a realidade, sobre o projeto, sobre o planejamento da nossa Rede Jesuíta de Educação. É o primeiro encontro que aconteceu neste retorno pós pandemia, então foi um espaço privilegiado para o reencontro, para a convivência, mas também para a discussão de temas importantes para a nossa Rede. Temos olhado a nossa realidade, temos discutido sobre os nossos planejamentos estratégicos, temos refletido sobre inovação pedagógica e todas as discussões servirão de matéria para o futuro da nossa Rede”, frisou o diretor da RJE, professor Fernando Guidini.

 

Compartilhe

Últimas notícias