O Convento de São Francisco, em Olinda (PE), foi o cenário da 66ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco (Contur). Durante o encontro, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (28), os conselheiros aprovaram, por unanimidade, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) como um dos membros fixos da recém-criada câmara técnica de Turismo Religioso do Contur.
Durante a abertura, Pe. Pedro Rubens, SJ, falou sobre o projeto do Eco Parque das Religiões, que pretende construir um equipamento com tendas temáticas, anfiteatro, biblioteca e exposições sobre as diversas formas de expressões religiosas.
“O que interessa para nós é mostrar toda a cultura religiosa representada em Pernambuco. E o Eco Parque das Religiões busca convergir essa cultura religiosa, essas tradições religiosas numa nova sociedade pluralista, aberta e que pode dialogar e aprender uns com os outros”, disse o reitor.
A reunião foi conduzida pelo secretário estadual de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, que recebeu o projeto do Eco Parque com entusiasmo.
“Essa proposta junta a parte econômica, espiritual e religiosa com a parte ambiental e ecológica, que é tudo aquilo que a gente quer para um turismo sustentável, com o impacto social, criando oportunidade para quem precisa e, lógico, preservando meio ambiente, o patrimônio histórico. Então a proposta é acolhida com muita alegria por todos nós da Secretaria de Turismo do Governo do Estado de Pernambuco”.
A mesa também foi composta pelo Reitor Pe. Pedro Rubens; pelo Guardião do Convento, Frei César; e pelo presidente da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), Eduardo Loyo, que é ex-aluno de Direito da Católica. Ele também celebrou a escolha da Universidade como membro fixo do Contur.
“Ninguém melhor do que a Universidade Católica de Pernambuco para poder nos ajudar a ter informações, a ter referências, para a gente criar novos destinos e melhorar os que já existem. Eu tenho certeza que a gente vai avançar muito nesse segmento que vem crescendo no mundo todo”.
Também participaram representantes de vários setores da cadeia produtiva do Turismo como associações de agências, de guias, de empresas de eventos e da rede hoteleira.
O Guardião do Convento, Frei César, celebrou o sucesso da reunião. “Para nós franciscanos foi uma grande alegria receber a reunião do Contur que marcou a inauguração da câmara técnica do Turismo Religioso. É um momento de esperançar, não só com este patrimônio sendo cada vez mais visibilizado, mas também com a abertura e a grande aceitação do Parque das Religiões”.
Galeria de Fotos:
Fonte: Unicap
Fotos: Alex Costa